Agora somos CASA

Caro Leitor,

Por pouco mais de um ano, fomos Conexão Bodisatva. Três amigas que saíam pelas ruas, malocas e favelas da cidade, fazendo amigos. Demos alguns passos, tropeçamos, levantamos. E assim estabelecemos as bases para podermos nos tornar, oficialmente, a CASA Bodisatva.

Hoje temos contrato social, CNPJ, inscrição municipal, conta bancária. E temos contas a pagar. Nos institucionalizamos, mas continuamos com o mesmo sonho e com a mesma determinação de sempre usarmos o melhor de nossos corações, com quem quer que seja, onde quer que seja.

Como uma associação CASA, somos ligados à CASA Centro de Apoio aos Sem Abrigo, de Portugal. Lá, assim como em outros países onde a CASA se estabeleceu, a ação principal é a entrega de refeições aos moradores de rua que, frequentemente, têm nesse apoio a única fonte de alimentação quente e garantida do dia. Um trabalho essencial, feito com muita dedicação e amor, como tive a boa fortuna de conferir.

Quando fomos convidadas a nos tornar CASA no Brasil, passamos por uma “crise de identidade”: Como poderíamos ser uma CASA se, aqui em São Paulo, não entregamos refeições, já que alimentos muitas vezes até sobram aos moradores de rua, doados por outras instituições, por restaurantes e bares ou mesmo por gente que passa na rua? Se, nas comunidades que visitamos, muitas vezes vemos sacos de arroz e feijão estragando pelos cantos do barraco, convidando ratos a uma grande festança? Algo para comer, quase sempre tem. Mas faltam tantas outras coisas, tantas!

Foi refletindo uma noite que descobrimos que podíamos, sim, ser CASA, sem jamais entrarmos numa cozinha.

Na verdade, entregamos, sim, refeições! Apenas nosso menu é diferente porque as necessidades são diferentes: ao invés de feijão, arroz, carne, legumes, entregamos tempo, atenção, carinho, amor. Entregamos nosso ouvir, nosso olhar, nosso abraço, nosso coração.

E a cada dia o menu muda. Tem dia que entregamos encorajamento, companhia, ombro amigo, puxão de orelha… Já no outro, entregamos um par de brincos, caderno e canetinhas, revistas, agasalhos. Entregamos um “show” de música, aplausos, dancinha de chacrete (afe, coitados!) e risadas, muitas risadas…

Entregamos, silenciosamente, mantras e preces.

Nossos conectados mudam, as necessidades mudam… E nosso menu muda junto, ao bom estilo brasileiro. Dançando conforme a música. Tentamos entender de que é que cada um precisa e, seguindo a velha máxima da cozinha caseira “fazemos com o que temos”, entregamos, sim, uma refeição.

A bem dizer, não entregamos. Comemos junto.

É isso. Nosso Blog nada mais é do que o compartilhar, com você, desses nossos “banquetes”.

Alguns dos posts do tempo do Conexão, você vai poder encontrar por aqui, vez ou outra,  numa espécie de “Vale a pena ler de novo”, sempre com referência à data da publicação original e autor. Os posts novos virão também assinados, já que cada encontro é percebido e vivenciado de maneira singular. A totalidade dos posts passados, você poderá conferir em conexaobodisatva.wordpress.com.

Nossa vontade é que qualquer resultado positivo que possa haver das ações e aspirações daqueles que se conectem à CASA Bodisatva, mesmo que à distância e por um único instante, possam alcançar a todos os que estejam sofrendo, onde quer que estejam, trazendo-lhes alívio imediato e incontáveis e duradouros benefícios.

Em nome de toda a equipe da CASA Bodisatva, especialmente das pioneiras Soninha e Maria Paula, agradeço por você se conectar, direta ou indiretamente, a cada um de nossos amigos. Por vezes postaremos fotos deles e o intuito não será outro que apresentar a você quem a gente quer bem. Pense neles com carinho: se são amigos nossos, são também amigos seus.

Boa leitura!

Luciana Damasio

Generosidade

Nani, convidando-nos a compartilhar o seu almoço e demonstrando que sempre é possível sermos generosos.

PS: Se quiser dar uma forcinha em nossa conta bancária, seguem aqui os nossos dados 🙂

CASA Bodisatva de Apoio à Pessoa em Situação de Vulnerabilidade Social
CNPJ: 22.173.973/0001-65
Banco Itaú
Ag: 3218
C/C: 39860-4

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Agora somos CASA

  1. graça silva disse:

    Lindo, emociona!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho acompanhado o vosso trabalho pelas fotos postadas no facebook. Muito obrigado pelo trabalho fantástico dos vossos voluntários junto das pessoas mais desfavorecidas. Fernando Santos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s